Caso o cenário político atual se mantenha, as eleições em Uberlândia poderão ser influenciadas decisivamente pelo prefeito Odelmo, devido à sua reconhecida trajetória e à eficácia de suas gestões. Atualmente, mesmo já tendo um candidato preferido, Odelmo precisará optar por um dos três conservadores que se destacarem nas pesquisas. Ele buscará formar uma aliança com os candidatos que ficarem em segundo e terceiro lugares, criando uma estratégia que possibilite vencer as eleições. Sem essa “obra de arte” política, a esquerda poderá prevalecer.
Entretanto, alguns fatores podem complicar as chances de sucesso do prefeito neste pleito. Os três candidatos conservadores, ao disputarem parcialmente o mesmo eleitorado, podem acabar se enfrentando e, com isso, dificultar a formação de uma coligação.
Atualmente, os três conservadores possuem motivações válidas e narrativas que justificam suas candidaturas e reivindicações pelo apoio do prefeito: Paulo Sergio é reconhecido por sua competência administrativa no setor empresarial e vice-prefeito por duas vezes. Leonídio destaca-se por sua vasta experiência política e por fazer parte da mesma base do prefeito. Caporezzo, embora não pertença ao mesmo grupo, é conservador e seu partido, o PL, tem como meta eleger prefeitos nas principais cidades do país, tem apoio do presidente Bolsonaro que é amigo do prefeito.
Nos círculos políticos locais, alguns especulam que o prefeito não oferecerá apoio total a nenhum dos candidatos por dois motivos: primeiro, seu grande capital político foi construído com muito sacrifício pessoal e com pouca ajuda inicial, e, normalmente, líderes políticos não tem interesse em fazer um sucessor que não seja da família.
Dandara, por sua vez, vem realizando uma campanha eficaz nas redes sociais e focando nos bairros. No entanto, seu sucesso dependerá da capacidade de seu partido em reverter a má gestão e a imagem negativa predominante nas redes, um desafio considerável que dependerá bastante de seu esforço pessoal.
Uberlândia, com seu expressivo número de eleitores, deveria contar com mais lideranças do calibre do prefeito. Até o momento isso não ocorreu, o que não é fácil de se concretizar. Isso fica evidente ao considerar que, se o prefeito Odelmo pudesse concorrer, os atuais pré-candidatos dificilmente seriam competitivos, assim como se a Deputada Ana Paula pudesse entrar na disputa, dada a importância de sua contribuição para o sucesso da administração municipal.
Hélio Mendes é autor de “Planejamento Estratégico Reverso” e “Marketing Político Ético”. Ele atua como consultor de empresas e já foi secretário de planejamento e meio ambiente na cidade de Uberlândia/MG. Além disso, é palestrante em cursos de pós-graduação e na Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, além de membro do Instituto SAGRES – Política e Gestão Estratégica Aplicada, em Brasília.