Muitas áreas das empresas estão sendo terceirizadas e digitalizadas há algum tempo. Não é mais uma possibilidade, e sim uma realidade. Com a crise mundial iniciada pelo coronavírus, duas se destacaram mais, o delivery e o marketing digital, por vários motivos. Apontamos dois: a eficácia em todo sentido e o baixo custo operacional de ambas as partes.
A frase mais ouvida nos meses recentes é que o mundo será diferente depois do coronavírus, entretanto, em sentido mais amplo, ele apenas aumentou o ritmo das mudanças. Nos últimos anos tivemos um salto causado pela tecnologia e por grandes transformações culturais – aí, sim, podemos citar outra frase que virou clichê: “nunca como antes…”.
As alterações em andamento, que são bem visíveis, do modelo da família aos modelos corporativos, são assustadoras. O coronavírus, se assim podemos afirmar, tirou a viseira da maioria no aspecto da mudança geral e acelerou o processo, aumentou a utilização de algo que já estava crescendo, como ensino a distância, telemedicina, videoconferências, home office, e do marketing digital, o que exige uma modificação da mentalidade vigente.
Quem não mudou muito nesta crise, mas vai mudar, é o modelo da área pública – isso não é novidade, ela sempre foi refratária – e a classe política, com destaque a brasileira, que nos últimos anos legislou em causa própria, porém, que não tem mais sustentação no médio prazo, porque está sem credibilidade, especialmente desde que as redes sociais passaram a fiscalizar seus bons e maus hábitos.
Reafirmamos que o mundo não mudou em razão do coronavírus, este acelerou o que já estava em andamento. Há tempos ouvimos em todos os setores que a única certeza é de que as coisas se transformam. Com isso, uma das áreas que passará mais intensamente por uma terceirização é a do marketing, porque é através dela que as empresas criam e oferecem os seus produtos e serviços – considerando que a maior mídia hoje não é mais a TV e muito menos a escrita, são as redes sociais, cujos benefícios ainda estamos longe de conhecer por completo.
Hélio Mendes
Professor e consultor de Planejamento Estratégico e Gestão Quântica nas áreas privada e pública.