Se ainda não fez, o risco é proporcional a cair no mar sem saber nadar – considerando que este mar era apenas um pequeno riacho, no imaginário das organizações do passado.
Muitos acreditam que basta repetir o que foi feito no ano que está finalizando. Será que nada mudou? Há quem pense: o cenário está tão incerto que não dá para alterar nada na estrutura, é melhor ficar dentro de casa e fechar bem as portas e as janelas, para as mudanças não entrarem.
Outra prática utilizada, quando não se consegue interpretar os sinais do mercado, é começar a cortar as despesas e adiar os investimentos. A questão é: com que critério?
Quanto maior a incerteza, mais é necessário dedicar-se a olhar para fora. Um dos principais erros de gestão é ficar parado, esperando a tempestade/incerteza passar. Estratégia nunca foi algo estático, é um movimento. Normalmente, quanto maior a possibilidade positiva ou negativa, maior o impacto.
Planejar, há algum tempo, deixou de ser analisar apenas o setor em que se atua; assim como deixou de ser responsabilidade somente da equipe principal, pois ameaças e oportunidades têm aumentado, demandando mais competência e envolvimento de todos.
Planejar não é mais definir ou atualizar as metas para um ano que vai começar. É muito mais: exige repensar o negócio, seu propósito e suas estruturas internas e externas, o que requer uma análise ampla, isenta e corajosa.
A metodologia também mudou. Não dá para seguir com o padrão de antes, quando a equipe se reunia durante um fim de semana para seguir um velho roteiro, coordenado por uma consultoria sem experiência de estratégia e, no final, gerava-se um relatório com boa diagramação, mas com conteúdo de pouca utilidade, cujo destino era a gaveta.
Esta nova era empresarial tornou modelos e práticas de gestão obsoletos. Isso acontecia com produtos e serviços. A disputa agora é pela conquista do futuro, porque o presente é resultado de um planejamento do passado. É necessário envolver toda a organização e seus principais parceiros externos, para ter de fato um planejamento verdadeiro.
Hélio Mendes – Autor de Planejamento Estratégico Reverso e Marketing Político Ético, consultor de empresas, foi secretário na área de Planejamento e Meio Ambiente da cidade de Uberlândia/MG. Palestrante em cursos de pós-graduação e da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra – ADESG. Membro do Instituto SAGRES – Política e Gestão Estratégica Aplicadas, de Brasília.