Vamos transcrever trecho da entrevista de Roberto Castello Branco, presidente da Petrobras, à Revista Exame, sobre atitudes tomadas em função do coronavírus: “Para enfrentar a pandemia, a companhia anunciou um corte temporário da capacidade instalada, colocou 25 mil funcionários – dos 45 mil – em home office e acaba de revisar para baixo seu programa de investimentos em exploração e produção, de 2021 a 2025”.
As empresas, em alguns aspectos, como as pessoas, passam por transformações. Há sempre mensagens nos cenários, ou melhor, sinais, que para os que não acreditam, são ruídos, o que não é bom. A Petrobras sabe que existem épocas boas e ruins. Vencê-las depende de equipes com visões estratégicas, que sabem utilizar o freio ou o acelerador na hora certa.
As grandes corporações sempre tiveram a vantagem de liderar e até de modificar o mercado, mas vêm perdendo para as pequenas e médias, as inovadoras, cuja vantagem não se deve ao tamanho, mas à criatividade, à capacidade de construir um posicionamento estratégico e, assim, ficar à frente da concorrência.
O maior especialista de marketing, Philip Kotler, chama atenção para o fato de que o coronavírus está modificando hábitos: “os consumidores estão formando opiniões sobre quais empresas se preocupam com eles e quais são apenas máquinas de fazer dinheiro”. Algo que deve ser considerado por todas as organizações, como elas estão se relacionando com os seus funcionários e com os clientes em épocas de crises.
Estamos analisando por dois ângulos diferentes, o da Petrobras tomando medidas para garantir o seu futuro, mudando a estrutura e o plano de investimento; e Kotler nos alertando para a necessidade de as empresas terem a marca com significado social e econômico. Não é algo novo, mas muitos não levam a sério.
Hélio Mendes
Consultor de Estratégia e Gestão, professor da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, com curso de Negociação pela University of Michigan, Gestão Estratégica pela University of Copenhagen e Fundamentos Estratégicos pela University of Virginia.