Na era das organizações exponenciais efeito das novas tecnologias mudou paradigmas. O passado não garante resultados e, considerando que o coração e a cabeça de vários setores do Agro são as cooperativas, as nossas experiências nessas áreas nos levaram a adotar a ampulheta como símbolo da gestão de uma cooperativa.
As cooperativas têm de um lado os produtores/clientes; do outro, quem compra seus produtos, ou seja, o segundo grupo de clientes. No meio está a gestão. Ambos os grupos de clientes hoje têm demandas exponenciais. Esse é o motivo de utilizarmos a ampulheta, que representa o infinito.
Qual a grande oportunidade? É transformar os produtores em seguidores, recebendo e doando informações, que permitam não apenas customizar produtos e serviços já existentes, mas contribuir com a criação de outros, novos. Estamos no período em que as plataformas passaram a serem fontes dos estrategistas e criadoras de produtos e serviços, mas precisam de seguidores – neste caso, os produtores.
Com isso, transforma-se a atual via de mão única em mão dupla, recebendo e dando informações. Algumas reclamações e demandas podem tornar-se construtoras de produtos ou serviços.
A ameaça é continuar tratando os produtores quase como commodities, ou seja, considerando-os apenas meros fornecedores e consumidores de produtos básicos. A maioria apenas entrega seus produtos e não é composta por seguidores. Reclamações, problemas e contribuições podem gerar novas oportunidades de negócios.
Para aproveitar as oportunidades e eliminar ameaças, é necessário criar um sistema de comunicação de mão dupla, rever o foco, ficar atento a novas competências e design, ser um “líder que aceita erros e fracassos” e transformar os produtores em seguidores de uma plataforma de negócios. Assim, será possível competir neste ambiente de grandes incertezas.
Hélio Mendes
Consultor de Estratégia e Gestão, professor da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, com curso de Negociação pela University of Michigan, Gestão Estratégica pela University of Copenhagen e Fundamentos Estratégicos pela University of Virginia.