Do campo ao mercado: como romper o ciclo da comoditização

Na literatura empresarial, commodities são definidas como produtos básicos, de baixo valor agregado, cuja vantagem competitiva está centrada em escala, eficiência operacional e capacidade logística. É o caso de pilares do agronegócio brasileiro como soja, milho, café, carne, couro, leite e minérios  base essencial da economia nacional. Tradicionalmente, o conceito está associado a matérias-primas padronizadas,…

Estratégia e Conselho de Empresas

Por Hélio Mendes O Instituto Brasileiro de Conselho de Administração (IBCA), em seus programas de formação, sempre destacou a importância do Planejamento Estratégico como base para o exercício da função de conselheiro. A justificativa é evidente: o papel do conselheiro exige uma capacidade ampliada de analisar cenários complexos, que vão além do ambiente setorial, incorporando…

Onde os Empresários Erram

Por que o maior erro das organizações é ignorar a mudança mais importante a cultural Errar faz parte do processo de aprendizado das organizações. Crescemos mais com os erros do que com os acertos. No entanto, há um tipo de erro recorrente  e grave  entre empresários: negligenciar a transformação cultural. A maioria reconhece que o…

O Desafio das Consultorias na Nova Era da Estratégia

Por que os modelos “enlatados” deixaram de funcionar e o futuro pertence às consultorias que personalizam, provocam e transformam.  Durante décadas, as consultorias basearam-se em metodologias importadas e modelos padronizados os chamados “enlatados”. Embora eficazes em determinados contextos, esses formatos acabaram por homogeneizar empresas de diferentes setores, limitando sua capacidade de desenvolver uma postura verdadeiramente…

Eleições 2026 — O Desafio da Reconquista da Confiança – Da série Eleições 2026 – Número 1

No dia 4 de outubro de 2026, os brasileiros irão às urnas para escolher o presidente da República, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. Este artigo inaugura uma série mensal voltada à reflexão sobre planejamento e estratégia de campanha, com o propósito de contribuir para o amadurecimento político e a elevação do nível das disputas…

Planejamento das Cidades: O Desafio de Reverter o Caos Urbano

O crescimento das cidades, especialmente nos países em desenvolvimento como o Brasil, tem ocorrido de forma desordenada e acelerada. Esse fenômeno, muitas vezes ignorado por gestores e pela própria população, gera consequências que afetam diretamente a qualidade de vida urbana. O avanço das áreas urbanas sem planejamento encarece a manutenção das cidades, amplia vazios territoriais…

A Revista Diária entrevistou Hélio Mendes

A Revista Diária entrevistou Hélio Mendes, professor e consultor nas áreas empresarial e política. Com passagem por multinacionais e grandes consultorias, Hélio lançou o livro Planejamento Estratégico Reverso e Gestão Reversa, duas metodologia  que permitem as organizações a se reinventarem. A obra é utilizada como texto-base em seus cursos e no reposicionamento estratégico de empresas.…

Transcendência: O Diferencial que o Cliente Sente

Em um mundo empresarial marcado pela urgência e pela volatilidade, poucas organizações conseguem enxergar além do presente. A transcendência, dentro da perspectiva da gestão reversa, representa exatamente essa capacidade: romper com o aprisionamento ao passado e ao presente, incorporando múltiplos cenários, leituras geopolíticas e visões de futuro. Trata-se de antecipar oportunidades antes que elas se…

Quando a produtividade vira cegueira

Em muitas organizações, a busca pela produtividade ultrapassa o limite saudável e transforma-se em verdadeira obsessão. Estratégias de baixo custo, aumento de escala e adoção de sistemas enxutos são práticas recomendadas por grandes autores da administração moderna. Contudo, quando essas medidas se desconectam do propósito da empresa, deixam de ser instrumentos de eficiência e passam…