O grande desafio de qualquer metodologia de gestão é demonstrar seu impacto na rentabilidade da empresa, e a inteligência artificial (IA) não é exceção. Desde sua ascensão em 2022, a IA tornou-se uma ferramenta crucial, levando empresas a competir para utilizá-la da melhor forma. A IBM, líder em investimentos em IA, identificou seis capacidades essenciais para maximizar o retorno sobre o investimento (ROI) com IA:
- Visão estratégica – o que essa IA traz para empresa? Como a IA traz diferenciação em relação aos concorrentes?
- Modelo operacional – a IA já está no modelo operacional dos processos? Vai trazer insights que gere valor para os negócios ?
- Engenharia e operações – Como os modelos de dados são trazidos e mantidos? Existe sistemas e processos para solução de problemas?
- Dados e tecnologias – Possui volume de dados ? A arquitetura de informação está estruturada para suportar as soluções de IA ?
- Talentos e habilidades: Atrair e desenvolver profissionais qualificados em IA e ciência de dados é fundamental para implementar a tecnologia de forma inovadora.
- Cultura e adoção: Preparar a empresa para mudanças e garantir o apoio necessário à IA.
Segundo o IBM Institute for Business Vale, a IA, ainda em início de sua jornada, já se firmou como a principal tecnologia transformadora dos negócios. As empresas que souberem integrá-la eficientemente em suas operações garantirão não só um ROI elevado, mas também uma vantagem competitiva essencial para prosperar no novo cenário empresarial. Aquelas que não se adaptarem correm o risco de ficar para trás em um mercado cada vez mais moldado pela IA.
Hélio Mendes é autor de “Planejamento Estratégico Reverso” e “Marketing Político Ético”. Ele atua como consultor de empresas e já foi secretário de planejamento e meio ambiente na cidade de Uberlândia/MG. Além disso, é palestrante em cursos de pós-graduação e na Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, além de membro do Instituto SAGRES – Política e Gestão Estratégica Aplicada, em Brasília.