A Revista Diária entrevistou Hélio Mendes, professor e consultor nas áreas empresarial e política. Com passagem por multinacionais e grandes consultorias, Hélio lançou o livro Planejamento Estratégico Reverso e Gestão Reversa, duas metodologia que permitem as organizações a se reinventarem. A obra é utilizada como texto-base em seus cursos e no reposicionamento estratégico de empresas.
- Em nossa pesquisa nas redes sociais, identificamos que o senhor é o criador das duas metodologias que, embora aplicadas em outras áreas, ainda eram inexploradas na administração. Em quais premissas elas se baseiam?
R: As premissas partem da constatação de que, após os anos 1970, não surgiram novas escolas de administração como teoria — apenas enfoques. As empresas passaram a ser geridas com base em estilos diversos, muitas vezes conflitantes, e influenciadas fortemente pela área de tecnologia. Há uma carência de metodologias com visão sistêmica e alinhadas ao cenário globalizado e incerto. Foi nesse contexto que as metodologias foram criadas. - Há, de fato, um vácuo na gestão após o surgimento do ChatGPT. Suas metodologias podem preencher esse espaço?
R: Sim. Quando atuei na Souza Cruz (BAT), utilizávamos a Administração por Objetivos (APO), criada por Peter Drucker — que tive o privilégio de conhecer em um seminário da HSM em São Paulo —, e me inspirei em Chan Kim, criador da Estratégia do Oceano Azul (INSEAD). Após o surgimento do ChatGPT, percebi a oportunidade de unir essas referências e criar uma abordagem exponencial: o Planejamento Estratégico Reverso e a Gestão Reversa. Essas metodologias reintegram o planejamento à execução — algo que jamais deveria ter sido separado. - A quem se destina esse livro?
É destinado a empresários, conselheiros, CEOs, alta gestão e gestores públicos, o livro apresenta duas metodologias autorais, desenvolvidas no universo da IA e com ênfase na nova geopolítica, com o propósito de apoiar a repaginação das organizações diante de modelos que já não respondem às exigências do presente.
- Como foi o lançamento do livro? Onde ele pode ser adquirido e quando os cursos serão oferecidos?
R: O lançamento ocorreu canal do Jornalista Orlei Moreira em Uberlândia, apresentado no Castro Café em um evento da HUB e no programa do Jornalista Severino Izael na rádio Vitoriosa. O livro impresso na livraria PLURAL em Uberlândia e site da Amazon. Os cursos — que utilizam o livro como texto-base — já estão sendo oferecidos em in company, com o objetivo de iniciar um processo de mudança cultural nas organizações.






