Pela segunda vez neste ano a Revista Diária entrevista o professor e consultor de estratégia empresarial e política e um dos nossos colaboradores, Hélio Mendes, que lançou em junho o e-book “Planejamento Estratégico Reverso – PER – Síntese da nova metodologia para gestão de empresas, setores e cidades” e agora nos traz sua nova produção: “Marketing Político Ético”, e-book com uma coletânea de artigos sobre o tema.
Professor, por que Marketing Político Ético?
Porque, comparando, é bom lembrar que as empresas há algum tempo têm priorizado qualidade, com vários selos e certificações. É uma questão de sobrevivência, pois quem não tem qualidade não fica no mercado, especialmente num setor no qual os meios são responsáveis pelos fins. Na política, temos uma prática antiga e indesejável: os fins justificam os meios, já que muitos consideram que, nessa área, o único crime é perder. Isso é inaceitável. Assim, vemos que o cidadão clama por ética nas campanhas – algo possível de ser realizado.
Como é possível passar a usar esta nova prática: campanha ética?
Começando na escolha do candidato: se este não tem credibilidade, caráter, não deve candidatar-se. E as empresas de consultoria e agências de propaganda não devem aceitá-lo como cliente. Uma empresa não deve produzir ou divulgar produtos de má qualidade, principalmente na política, que visa o bem comum.
Qual a responsabilidade dos partidos e dos eleitores?
Uma boa pergunta. A maior responsabilidade é dos partidos e dos eleitores, os quais não devem aceitar alguém que não tem credibilidade e competência para ser candidato. Alguns partidos não têm critério… E o eleitor precisa pesquisar para fazer a melhor escolha. A maioria ainda vota mal.
Você acredita que o sistema político vai se tornar ético em nosso país?
Já está acontecendo. Depois das redes sociais, o político que não tem credibilidade precisa pensar muito para escolher aonde vai. O pior: isso é extensivo a sua família. Qual a vantagem de ocupar um cargo importante sem legitimidade e, ainda, sujeito a não se reeleger e a sair com vários processos?
Como ter acesso a este novo e-book ?
Ele já está no site da Amazon (www.amazon.com.br) e será disponibilizado para alguns clientes e aos participantes dos seminários organizados pelo GMP – Grupo de Marketing Político, do qual faço parte.